quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Prova de química (leia este resumo )

Conhecendo o mundo através da ciência.







Todas as coisas que existem e acontecem na natureza são fatosque existem.


Exemplo: O ar , o solo , a água e o sol , Fenômeno nada mais é que : chuva , vento,um animal que morre , um inseto que voa , uma semente que germina etc. OBS: TUDO QUE ACONTECE É UM FENÔMENO.


Nós mesmo fazemos ciências , quando observamos , invetigamos , analizamos e tentamos explicar um fato.






Quanto mais o homem pesquisa e envestiga , mais crese o conhecimento.






Hipóteses são o ponto de partida para o trabalho do cientista.


e sua tarefa é indentificar se as suas hipóteses são realmente corretas , por isso é necessario testa-las . Esta é uma das maneiras de se fazer ciência.










Sempre que a matéria sofre uma transformação qualquer, dizemos que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.






Fenômeno físico.


Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico.


No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno.






Exemplos de fenômenos físicos são:


· Um papel que é rasgado quando submetido a uma força.


· Um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética.


· O gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio.


· Um bloco de cobre que é transformado em tubos, chapas e fios.






Obs: Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis.






Fenômeno químico.


Se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição deixando de ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico.






No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final.


Exemplos de fenômenos químicos são:


· Um papel que é queimado.


· Uma palhinha de aço que enferruja.


· O vinho que é transformado em vinagre pela ação da bactéria Acetobacter aceti.


· O leite que é transformado em coalhada pela a ação dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus themophilus.


Todo fenômeno químico ocorre acompanhado de uma variação de energia, ou melhor, a transformação na composição da matéria implica necessariamente uma liberação ou absorção de energia.


Fenômenos químicos que ocorrem com liberação de energia são denominados exotérmicos. A matéria que resulta de uma transformação exotérmica em geral é mais estável que aquela que lhe deu origem.






Fenômeno químico exotérmico.






Note que essa definição se refere ao saldo de energia da matéria transformada em relação ao meio ambiente após o fenômeno químico ter sido concluído, já que todos os fenômenos químicos necessitam de um fornecimento externo de energia – que pode variar de muito grande a muito pequeno – para serem desencadeados.


Por exemplo, para desencadear a combustão ou queima do papel, é necessário um fornecimento externo de energia, fogo.


Toda combustão só se inicia a partir de um fornecimento externo de energia.










Obs: O fogo é uma emissão simultânea de calor e luz, que acompanha determinadas transformações químicas. Quando colocamos fogo em um papel, estamos fornecendo energia térmica e luminosa(radiante). A energia liberada na combustão é muito maior do que a energia que foi absorvida para desencadear a queima.






No entanto, o saldo de energia para o meio ambiente depois da combustão(queima) do papel é positivo, ou seja, a combustão do papel é uma transformação em que a energia liberada no final é maior que a energia absorvida para desencadear o fenômeno.


Dessa forma as cinzas sólidas e a matéria gasosa liberada na combustão completa do papel são mais estáveis que o papel em si porque foram formadas por meio de um processo químico exotérmico.






Toda combustão é um fenômeno químico exotérmico, e a matéria produzida numa combustão é mais estável do que a matéria que sofreu combustão para formá-la.


Obs: O homem utiliza a energia liberada na combustão de alguns tipos de matéria, por exemplo, gasolina, álcool etílico e carvão para realizar trabalho como movimentar engrenagens de motores em geral, sejam de máquinas industriais ou agrícolas, sejam de meios de transporte.






Fenômeno químico endotérmico.


Há casos em que os fenômenos químicos ocorrem com absorção de energia.


Fenômenos químicos que ocorrem com absorção de energia são denominados endotérmicos. A matéria que resulta de uma transformação endotérmica é em geral mais instável que aquela que lhe deu origem.






Para desencadear um fenômeno químico endotérmico, também é necessário que haja fornecimento externo de energia.


A diferença nesse caso é que o saldo de energia para o meio ambiente é negativo, isto é, a energia liberada no final é menor que a energia absorvida no inicio – a transformação da matéria absorve energia do meio ambiente.






Como todos os fenômenos ocorrem espontaneamente em direção a um aumento de estabilidade e a absorção de energia implica aumento de instabilidade, os fenômenos químicos endotérmicos não são muito comuns.


Com base em todos os conceitos que vimos até o momento, podemos definir energia de um modo mais amplo:


Energia é o que faz a matéria existir, se movimentar, modificar sua fase de agregação e transformação.






Aqui estão exemplos de varios Fenômenos .






Fenomeno físico é onde não existe modificação na quimica da matéria; mudanças no estado fisico da agua exemplificam isso bem.






Fenomeno quimico é onde existe mudança quimica na materia; colocar fogo num papel, soda caustica em canos, ferrugem no ferro são exemplos.






Fenomeno Biologico são fenomenos que ocorrem nos seres vivos, os exemplos são vários, crescimentos dos pelos nos mamíferos, das penas nas aves, divisão celular, etc.






Como surgiu a Terra , a água , as árvores . você já deve ter se perguntado né ?


Já surgiu muitas hipóteses tentando responder essas perguntas .
A teoria dos cientistas são :


A Terra começou com a formação do sistema solar estava tomando forma, provavelmente dentro de uma nuvem grande de gás e poeira em torno do sol. A abundância relativa de uns elementos mais pesados no sistema solar sugere que estes gás e poeira eram derivados de um supernova. Alguns elementos mais pesados são gerados dentro das estrelas pela fusão nuclear do hidrogênio, que são de outra maneira incomuns. Nós podemos ver processos similares ocorrer hoje em nebulosas, como a nebulosa M16. O sol formou-se dentro de uma nuvem de gás e a poeira, e começou a se submeter à fusão nuclear e a emitir luz e calor. As partículas que orbitavam o sol começaram a se unir em corpos maiores, conhecidos como planetésimos, que continuaram a agregar-se em planetas maiores, o material "restante" deu forma a asteróides e cometas, como o asteróide Ida. Como as colisões entre planetésimos grandes liberam muito calor, a terra e outros planetas seriam derretidos no começo de sua historia. A solidificação do material derretido aconteceu enquanto a terra esfriou. Os meteoritos mais velhos e as rochas lunares têm aproximadamente 4,5 bilhões de anos, mas a rocha mais velha da terra conhecida atualmente tem 3,8 bilhões de anos. Por algum tempo durante os primeiros 800 milhões de anos de sua historia, a superfície da Terra mudou do líquido ao sólido. Uma vez que a rocha dura formou-se na Terra sua historia geológica começou. Isto aconteceu provavelmente antes de 3,8 bilhões de anos, mas a evidência disso não esta disponível. A erosão e o tectonismo destruíram provavelmente toda a rocha mais antiga que 3,8 bilhões de anos. O começo do registro de rocha que existe atualmente na Terra é do Arqueano.


Muitos fies , acreditam também na hipótese que DEUS criou a terra em 7 dias


A Criação
--------------------------------------------------------------------------------


No início Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma, vazia, escura e coberta de água. O Espírito de Deus flutuava sobre a água. E Deus disse: “Haja luz”, e ela apareceu. Deus viu que a luz era boa.


Ele separou a luz da escuridão, e chamou a luz de “dia” e a escuridão de “noite”. A tarde e a manhã foram o primeiro dia.


Deus existe mesmo? Como podemos saber? Se Deus fez tudo, quem fez Deus? Resposta






E Deus disse : "Que haja um grande espaço entre as águas debaixo do céu e as de cima".


E Ele chamou o espaço de "céu". A tarde e a manhã foram o segundo dia.


Deus disse: "Que as águas debaixo do céu se ajuntem em um lugar, e que haja um espaço seco".


Ele chamou o lugar seco de “terra”; e chamou de “mares” o ajuntamento de águas. Deus viu que isso era bom. E Deus disse: "Que a terra produza ervas, plantas e árvores frutíferas"; e isso aconteceu, e Deus viu que tudo era bom. A noite tarde e a manhã foram o terceiro dia.


Deus disse: "Que haja luzes no céu para determinarem as estações, os dias e os meses". Deus criou duas grandes luzes; o Sol para governar o dia, e a Lua para governar a noite. Ele criou também as estrelas, e as espalhou pelo céu para que iluminassem a Terra. Deus viu que isso era bom. A noite e a manhã foram o quarto dia.




Deus disse: "Que as águas fiquem cheias de criaturas vivas, e que as aves voem pelo céu". Deus criou grandes animais marinhos e tudo o que se move nas águas. Criou peixes e aves, e viu que tudo era bom, e os abençoou dizendo: "Sejam frutíferos e se reproduzam". E a tarde e a manhã foram o quinto dia.


Deus disse: "Que a terra se encha de criaturas vivas". Então ele criou os animais da terra, o gado e tudo que rasteja, para se reproduzirem; e Deus viu que isso era bom.


A teoria de Lamarck




A teoria de Lamarck baseou-se em dois princípios básicos: o conceito de que é uma característica intrínseca dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, motivo pelo qual Lamarck acreditava que os seres haviam evoluído de microorganismos simples originados de matéria não viva (teoria da geração espontânea, bastante popular na época de Lamarck), para organismos mais complexos; O segundo princípio foi o do “uso e desuso”, que o foi o ponto crucial da teoria de Lamarck e dizia, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.


Teoria de Darwin.
Darwin. Atualmente, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética ás idéias essenciais de Darwin sobre seleção natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário