quinta-feira, 26 de agosto de 2010

prova de Geografia

O Clima Asiático







O clima de um local qualquer da terra recebe a influência de fatores como: latitude ou posição geográfica, altitude, relevo, massas de ar e maritimidade. O continente asiático possui uma grande variedade climática como conseqüência da atuação desses fatores.


O clima do continente asiático é tão diversificado quanto o seu relevo. O relevo da Ásia apresenta altitudes bastante elevadas, como a da cordilheira do Himalaia, onde existe a ocorrência de clima frio de alta montanha, porque, aproximadamente, para cada, 200 m que subimos, a temperatura diminui 1°C.


O clima das monções é resultante da atuação das massas de ar que se deslocam do continente para o oceano, e do oceano para o continente, em deferentes épocas do ano. Isso acontece como conseqüência das diferenças de temperatura e de pressão atmosférica entre continente e oceano.


As terras da Ásia situadas ao norte que possuem relevo aberto a penetração das massas polares apresentam inverno bastante rigorosos.


Existem ainda, na Ásia, regiões onde as chuvas são escassas, porque as massas oceânicas carregadas de umidade são barradas pelas altas montanhas, provocando a ocorrência de climas desérticos, como acontece na parte central do continente, nos desertos de Gobi e do Tibet, na China.






A Hidrografia do continente Asiático






Os rios asiáticos desempenharam importante papel na fixação do homem. Estes rios correm das altas montanhas da região central em direção aos oceanos Pacífico, índico e Ártico.


Os rios asiáticos em sua maior parte possuem regime pluvial e nival, isto é, são alimentados pelas águas provenientes das chuvas e do derretimento das neves.


Uma característica da hidrografia asiática é a existência de grandes bacias internas que recolhem, em suas depressões, água que não correm para os oceanos.O rio Indo e o rio Ganges nasce nas cordilheiras do Himalaia. São de grande importância econômica, pois, durante as suas cheias, fertilizam as terras por onde passam.


Na planície Siberiana encontram-se rios que tem suas águas congeladas no inverno e no verão provocam enchentes. O rio Mekong também é de importância econômica para os países que atravessa. Em suas margens, é cultivado o arroz, alimento básico dos orientais.






A vegetação do continente Asiático






O relevo e a diversidade do clima são fatores que determinam a sua cobertura vegetal. No norte da Ásia onde o clima é frio, com temperaturas que tem em determinado locais chegam a 70°C. Encontramos dois tipos de vegetação: a tundra, nas regiões onde predomina o frio polar, e a floresta de taiga, onde existe a ocorrência do frio continental.


A Tundra é formada por liquens e musgos; é bastante pobre e passa a maior parte do tempo congelada. No alto verão, quando ocorre o degelo, a Tundra ressurge com flores.


As florestas tropicais e equatoriais aparecem nas regiões próximas ao Equador que apresentam elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos, como: Península Malaia, Península da Indochina, uma parte da índia e nas ilhas Sumatra, Bornéo, Nova Guiné e Filipinas.














A vegetação do continente Asiático














O relevo e a diversidade do clima são fatores que determinam a sua cobertura vegetal. No norte da Ásia onde o clima é frio, co temperaturas que tem em determinado locais chegam a 70°C. Encontramos dois tipos de vegetação: a tundra, nas regiões onde predomina o frio polar, e a floresta de taiga, onde existe a ocorrência do frio continental.














A Tundra é formada por liquens e musgos; é bastante pobre e passa a maior parte do tempo congelada. No alto verão, quando ocorre o degelo, a Tundra ressurge com flores.














A Taiga tem, como espécies predominantes, formações florestais que possuem folhas pontiagudas, em forma de agulha para diminuir a perda da água, como o pinheiro.














A Taiga siberiana é bastante explorada e dela se retira principalmente a madeira para a fabricação de papel.














As estepes e pradarias aparecem nas áreas próximas aos desertos. São espécies rasteiras de gramíneas, com poucos arbustos.














As gramíneas servem de alimento para os rebanhos de ovinos e caprinos. A vegetação de deserto aparece onde as condições de aridez são muito acentuadas; constitui-se de plantas rasteiras e arbustos isolados. Esta vegetação é chamada de xerófila. Nas ilhas de maior umidade, aparece os oásis, com tamareiras e outras espécies típicas.














As florestas tropicais e equatoriais aparecem nas regiões próximas ao Equador que apresentam elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos, como: Península Malaia, Península da Indochina, uma parte da índia e nas ilhas Sumatra, Bornéo, Nova Guiné e Filipinas.














Devido às altas temperaturas e a umidade, a Ásia Equatorial e Ásia das Monções apresentavam uma vegetação original densa e com árvores de grande altura. Estas florestas foram tão exploradas pelo homem que modificaram o ecossistema. A Savana aparece nas áreas vizinhas as florestas tropicais e equatoriais.














A Floresta subtropical e temperada ocorre em áreas do território chinês, Coréia do Norte e Coréia do Sul e no Japão. Estas florestas também sofreram intensa exploração e ocupação humana.






Ásia










É o maior dos Continentes e o mais populoso.


Possui cerca de 44 milhões de km2 - quase 30% das terras emersas.


Possui clima, relevo e vegetação bastante diversificada.


Posição Astronômica: Localiza-se totalmente no hemisfério oriental e no hemisfério Norte, com exceção das ilhas de Sumatra e Borneu e da ilha de Java que com os outros menores formam a Indonésia.


Estende-se de altas latitudes, até áreas de baixas latitudes. A maior parte de suas terras estão entre o círculo Polar ártico e o Trópico de Câncer, compreendendo áreas do globo de clima temperado.


área de clima temperado estende-se por: China, Coréia do Norte e do Sul, Japão, Nepal Butão, parte da Índia e Paquistão, Afeganistão, Ira, Iraque, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Turquia, parte da Arábia Saudita, Emirados árabes Unidos, Catar, Kuwait, Bahrein, e todo o território da antiga URSS na parte asiática.


Zona tropical: Filipinas, Vietnã, Campuchea, Laos, Tailândia, Birmânia, Bangladesh, grande parte do território da Índia, Iêmen, Iêmen do Sul, Sri Lanka, Indonésia, Malásia, Singapura e Brunei.


No sentido leste-oeste, a longitude estende-se desde o meridiano, 25 graus leste até 180 graus leste.










Posição geográfica:










Norte: Mar Glacial ártico; ao sul: Oceano Índico, à leste: Oceano Pacífico; à oeste: com o Meridiano e a África.


É banhado à oeste pelo mar Vermelho.










Relevo e Hidrografia:






Continente variado: com montanhas, planaltos, planícies e depressões.


Planícies:


da mesopotâmia: no Iraque, onde se destacam os rios Tigre e Eufrates.


Indo-Gangética: entre o Paquistão e a Índia, destacando-se os rios Ganges e Bramaputra.


do Mekong: corta o Laos, Campuchea e Vietnã, cortada pelo rio Mekong.


Planície chinesa: região da China, área cortada pelos rios Yang-Tse-Kiang, Hoang-Ho. E coberto pelo "Loess" solo de cor amarelada e de grande fertilidade.










Planaltos:










Planalto do Pamir: "o telhado do mundo", planalto de cerca de 4000 mts de altitude encontrado no Taquidistão.


Cordilheira do Himalaia: situada na fronteira do Tibet com o Nepal, e a mais alta cadeia montanhosa do mundo, apresentando como ponto culminante o Everest com 8848 mts. de altitude. Além do Everest a mais de 70 picos superiores a 7000 mts de altitude.


Planalto da Anatolia na Turquia.


Planalto da Arábia, na Arábia Saudita.


Planalto do Decã e setentrional do Ganges, na Índia.


Planalto da Mongólia, na Mongólia.


Planalto do Tibet, na China.


Planalto do Laos, no Laos, Campuchea e Tailândia.










Depressões:










do mar Morto: localizada à 395 mts abaixo do nível do mar. Nele desemboca o Rio Jordão, cujas águas são importantes para Israel e Jordânia.






Clima e Vegetação:


Polar e frio: norte de Ásia. Vegetação: tundra e Floresta Boreal.


Clima Temperado: parte da China, Japão, Coréia e Turquia. As principais formações vegetais são: florestas mistas, estepes e pradarias.


Clima frio de montanha: região do Himalaia, região de neves eternas.


Clima árido e semi-árido: deserto de Gobi na China, deserto a leste do Mar Cáspio, deserto da Arábia. Vegetação florestas equatoriais, tropicais e subtropicais.














População:










A Ásia das Monções é conhecida como formigueiro humano. Concentração populacional nas áreas de planícies junto aos rios.


População rural maior do que a urbana.


Oriente médio: população urbana maior do que a rural.


Quanto a etnia podemos destacar:


Amarelos ou mongólicos: chineses, mongóis, indonésios, malacos e japoneses.


Brancos ou caucasóides: árabes, turcos, indianos e russos.










Economia:










Extrativismo:


Pesca: praticada em quase todos os países litorâneos. Destacam-se China e Japão.


Petróleo: Golfo Pérsico, ao longo do rio Tigre, no Iraque, Arábia Saudita, Catar, Iêmen do Sul e Norte, Irã. área conhecida como Oriente Médio. Além disso é encontrado na China, Birmânia, Indonésia, Índia, Sri Lanka e Malásia.


Ferro: China e Índia.


Carvão: China e Índia.






Agricultura:


Destaque para a agricultura:






Jardinagem: pequena propriedade e Mão de obra abundante - cultivo do arroz.


Plantation: latifúndio, monocultural com numerosa mão de obra.


Chá na Índia, seringueiras, na Malásia, Indonésia, Tailândia, Índia e Sri Lanka.










Indústria










Após a 2ª Guerra Mundial desencadeia-se o processo de descolonização. Os países apesar de livres da opressão colonialista vêem sua economia tornar-se dependente de capitais externos que instalam aí suas multinacionais, aproveitando-se do excedente de mão de obra, da matéria prima disponível, da energia barata e dos incentivos fiscais. Vários países desta região são conhecidos hoje como, "Os tigres asiáticos", pois são bastante industrializados e abastecem os mercados mundiais com produtos de consumo, principalmente eletro eletrônicos. Taiwan, Singapura, Malásia, Tailândia, Coréia do Sul, e a própria China, Tornaram-se exportadores de produtos industrializados para o mundo a partir, principalmente de investimento de industrias japonesas na região.






O Clima equatorial é um tipo de clima caracterizado pela alta média de temperatura e pela alta pluviosidade (ultrapassa 2000 mm de chuvas anuais). é muito quente e muito úmido.






O temperado continental apresenta maior rigor climático , por estar afastado da influência marinha.






Floresta Temperada é um bioma encontrado nas regiões entre os pólos e trópicos da Terra de clima temperado, especialmente no leste da América do Norte, Europa, leste da Ásia, sul da Austrália e Chile. Os índices pluviométricos são, em média, de 75 a 100 centímetros por ano e o solo das florestas temperadas são bastante ricos em nutrientes.






Nesse bioma, as quatro estações são bem definidas. Ao longo do ano, a temperatura média é amena, sendo que no verão o calor e a umidade se elevam bastante. No outono, as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, formando um verdadeiro “tapete” de matéria orgânica. No inverno, o clima é muito frio e úmido, sempre resultando na formação de neve.






Existem dois tipos de florestas temperadas. O aspecto que as diferencia é a ocorrência ou não da queda das folhas no inverno. Quando as árvores perdem folhas periodicamente, a floresta é chamada de caducifólia, quando isso não ocorre, é denominada de perenifólia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário